Área Social
Apoio Domiciliário

Apoio Domiciliário


Esta valência funciona com origem no edifício do Lar de Idosos, sendo a preparação e confeção das refeições feitas neste edifício.


Principais Objectivos

O Serviço de Apoio Domiciliário tem como objectivo prestar cuidados individualizados e personalizados ao domicílio, a indivíduos e famílias, quando, por motivo de doença ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas.

Serviços Prestados

O SAD tem condições para prestar os seguintes serviços de acordo com cada opção da utente contratualizada:

  • Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  • Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
  • Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
  • Tratamento da roupa do uso pessoal do utente;

Documentação para Inscrição

  1. A inscrição efectiva-se com o preenchimento da respectiva ficha pelo candidato ou seu representante, a qual será instruída com fotocópia dos seguintes documentos:
    1. Bilhete de Identidade/ Cartão do Cidadão ou entrega dos dados para registo em processo;
    2. Cartão de Contribuinte;
    3. Cartão de Beneficiário da Segurança Social;
    4. Cartão de Utente (SNS);
    5. Relatório do médico de família, com o quadro clínico/saúde do utente;
    6. Ultima Declaração de IRS e respetiva nota de liquidação;
    7. Declaração anual de pensões, ou na ausência de rendimentos, uma declaração comprovativa da Segurança Social;
    8. Comprovativo dos rendimentos prediais, caso existam, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos prediais;
    9. Cadernetas prediais atualizadas, caso existam, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de bens imóveis;
    10. Declaração dos rendimentos de capitais, caso existam, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos de capitais;
    11. Em caso de admissão urgente, pode ser dispensada a apresentação de candidatura e respetivos documentos probatórios, devendo todavia ser desde logo iniciado o processo de obtenção dos dados em falta.
  2. As inscrições podem ser realizadas durante todo o ano e têm a duração de 12 meses.
  3. A renovação de inscrição é realizada em Janeiro de cada ano. É obrigatória a entrega dos documentos necessários ao cálculo da mensalidade sempre que haja atualização dos seus rendimentos, caso contrário a inscrição será anulada.

Regulamento Interno do Apoio Domiciliário (pdf)

A entrega dos documentos do nº 1 f), g), h), i) e j) são dispensados, mediante o preenchimento da Declaração que abdica fazer prova dos rendimentos.
Declaração de dispensa da prova de rendimentos (pdf)