Inauguração do Projeto “Museu para Todos”

No âmbito das comemorações do dia Internacional dos Museus, foi realizada a cerimónia de inauguração do projeto “Um Museu para todos”, desenvolvido no Museu do Traje, ao abrigo da linha de apoio “Turismo Acessível” do programa valorizar” do Turismo de Portugal.
A inauguração do espaço foi presidida pela secretária de Estado da Inclusão, Dr.ª Ana Sofia Antunes, acompanhada pelo Sr. º Provedor, Dr. Júlio Pereira, o Sr. Presidente do Município, Dr. Vítor Guerreiro, e da Sra. Diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, Dra. Margarida Flores, e de um conjunto muito significativo de dirigentes nacionais, regionais e locais.
O projeto de acessibilidade “Um Museu para Todos” implementado pela Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, tornou assim o Museu do Traje mais acessível para todas as pessoas independentemente das suas limitações e especificidades. Foram criados um conjunto de espaços e de utilidades acessíveis a qualquer visitante, tais como: criação de um jardim sensorial, nova sinalética, espaços de experiência tátil, balção acessível, rampas de acesso, folhetos em braille e uma aplicação QR Code que irá permitir uma visita guiada em quatro idiomas.
Terminada a inauguração no Museu, a secretária de Estado da Inclusão foi recebida na sede nossa Misericórdia, juntamente com a Dr.ª Margarida Flores e autarcas locais, onde tomou conhecimento do nosso projeto apoio COmVIDA. Um projeto selecionado pelo programa “Gulbenkian Cuida”, no âmbito de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Segurança Social.
Elnisa Pires